Avançar para o conteúdo principal

Lua Cheia em Capricórnio – O resgate da soberania interna


Quando o ano de 2021 começou possivelmente todas/os tivéssemos uma esperança que os desafios de 2020 pudessem ficar para trás, uma vez que esse ano abanou e transformou demasiado as nossas vidas, a nível individual e coletivo.

Mas a verdade é que desde janeiro de 2021 se abriu um espaço para mergulharmos num novo ciclo emocional profundo que pode ter vindo a ser desafiante, apresentando momentos altos em julho de 2021 e/ou em janeiro de 2022.

Se regressares mentalmente a estas datas procura recordar-te dos temas que mais preenchiam a tua vida, que mais davam voltas no teu mundo emocional e que até te faziam questionar velhas crenças e estruturas que antes te pareciam tão adequadas para a tua vida.

Cada signo da roda do zodíaco representa uma energia específica e aflora em nós a necessidade de darmos atenção a assuntos pessoais importantes. Nesse sentido, Capricórnio lança-nos o desafio de olhar para as nossas responsabilidades, para o alcance de metas e para os ganhos de maturidade. Em Capricórnio tornamo-nos responsáveis pela nossa vida e assumimos uma postura adulta perante as nossas necessidades, estruturais e emocionais.

Uma lua cheia é sempre um momento de iluminação, para ver algo mais. Traz-nos uma espécie de resposta ou revelação relativa a um ciclo que estamos a viver e que, no momento de lua cheia, atinge um culminar. Há agora um ciclo emocional que se fecha, há uma decisão interna ou externa que toma lugar na forma como nos fazemos responsáveis pela nossa vida e pelos nossos processos de desenvolvimento.

O que sentes que mudou neste último ano e meio e que agora tende a apresentar-se de uma forma mais clara?

Neste período, é possível que sintamos que algo está verdadeiramente a ponto de se transformar radicalmente na nossa vida. E isso não significa necessariamente que algo mude no nosso ambiente ou ambições externas – ainda que isso possa acontecer. Mas a verdadeira transformação vem sempre de dentro. Possivelmente sentes que tens vindo a questionar as tuas verdadeiras necessidades ou até a forma como tudo aquilo que conquistaste te tem trazido realização?


Falando de iluminações e revelações é provável que durante este tempo te venhas a aperceber de apegos a algumas dores que não te estão a deixar avançar, nem progredir no caminho da tua alma.

Sempre que sentimos um apego a uma dor, como se ela nos definisse, como se não conseguíssemos caminhar para lá dela, estamos perante uma forte possibilidade de desconstrução e transformação. Mas para que essa transformação ocorra precisamos de admitir essa dor…

Podes perguntar-te: Que te dói ainda? Será que é o facto de não te sentires reconhecida ou valorizada?

Pode também doer-te o teres de finalizar um processo ou uma meta que durante tanto tempo deixaste que te definisse enquanto indivíduo?

Em que medida te custa aceitar o final desse ciclo?

Quando não nos fazemos responsáveis por cuidar das nossas dores, elas acabam por gerar muito material inconsciente que nos perturba… Mas é preciso coragem para nos vulnerabilizarmos perante a dor e começar devagarinho a cuidá-la para que a verdadeira transformação e cura possam acontecer.

Em que área sentes que mais te dói? Em que situações te sentes mais apegada/a aos medos e ao passado?

Esta lua em capricórnio destrói a ideia de que algo do passado foi melhor. Lembrando-nos que não vivemos no passado e reforçando que a nossa verdadeira responsabilidade é fazer-nos cargo do que temos e nos acontece no presente. Esta lua cheia pode anunciar o fim de um status social alcançado, ou a dissolução de uma meta muito ambicionada, ou até a desconstrução de estruturas rígidas que antes sentias que regiam a tua vida.

Esta lua pede-nos que resgatemos a nossa soberania interna, que escutemos as verdadeiras necessidades da nossa alma e que comecemos de verdade a construir a nova versão de nós próprias/os.

Pede a esta lua que te ilumine o caminho para o teu novo eu, aquele que tem a coragem de abandonar as velhas dores e apegos, ao mesmo tempo que se responsabiliza por servir o propósito mais elevado do teu ser. 

Feliz e iluminada Lua Cheia em Capricórnio!

Até já, no Lugar Lunar!  


Daniela Toscano

Comentários