Avançar para o conteúdo principal

Lua Cheia em Escorpião - Para evoluir há que soltar


A lua ficou cheia no signo de escorpião.

Para entendermos este signo temos de falar do ciclo de morte e renascimento. Escorpião, enquanto energia, ensina-nos que temos um número limitado de peças de um jogo para realizarmos uma construção (como se de um determinado número de peças de lego se tratasse). Uma vez terminada a construção da obra, o jogo avança mas, não havendo mais peças, vemo-nos forçados a destruir tudo aquilo que acabámos de edificar, para criar algo novo. E este processo repete-se sucessivamente, sempre com o mesmo número de peças disponível.

Alguém que tenha muita energia escorpiónica na sua carta astral, sabe seguramente o que significa morrer e renascer, em vida, muitas vezes. Vivendo esta energia, ganhamos consciência de que depois de terminar uma construção precisamos de destruí-la para poder começar de novo. 

E é deste processo que nos fala esta lua cheia em escorpião, com a particularidade de coincidir com um eclipse total da lua. Simbolicamente, este eclipse assinala um momento de fim, havendo algo na nossa vida que se está a transformar, que pede um final, uma purga ou uma libertação.

Quando olhamos para os finais que acontecem (dentro ou fora de nós) em períodos de lua cheia, precisamos de nos recordar que algumas coisas têm de terminar para que se crie espaço para algo novo nascer. Podemos recordar-nos do mito da fénix que nos ensina sobre essa capacidade de renascimento e renovação.

Uma morte, simbolicamente falando, representa uma travessia. Como se estivéssemos a chegar a uma margem de um rio e necessitássemos tomar um barco para chegar ao outro lado, conscientes de que não mais voltaremos ao lado do rio que acabámos de deixar. 

Fazer essa travessia sem voltar atrás, é o preço a pagar pela possibilidade de evolução e expansão. Morremos para nos encontrarmos com uma nova forma de vida mais alinhada com o propósito da nossa alma.

Neste processo, escorpião pode vir testar as nossas relações (qualquer tipo de relação) e fazer-nos perguntas incómodas:

O que é que ainda me faz crescer e expandir nesta relação?

A um nível íntimo, pessoal e profundo, ainda me sinto valorizada/o neste relacionamento?

Reconheço nesta relação um espaço para ser melhor, mais sábia/o ou ver o meu valor ser reconhecido?

Em que medida esta relação realmente me valoriza?



A energia de escorpião é sempre sobre a capacidade que todas/os temos de viver a vida com a consciência da morte. E isso, remete-nos para a importância de aceitarmos a mudança e a transformação como fazendo parte do processo de evolução.

Então, acredito que nesta lua cheia te poderás estar a despedir de algo, ou de uma parte tua, ou de uma forma antiga de fazeres as coisas, ou de algumas dúvidas sobre o teu valor e poder pessoais...

Este período lembra-te de que o verdadeiro poder pessoal é um exercício de rendição à vida, soltando o que já não serve e conquistando a liberdade para fluir com o novo. Escorpião recorda-nos de que podemos deixar aquilo que nos resulta tóxico, no passado. Esta energia diz-nos que podemos usar o nosso poder pessoal para observar, para avançar, para nos envolvermos ou até para nos irmos embora e nos retirarmos de uma situação onde já não nos sentimos valorizados.

A mudança e a transformação estão a acontecer em alguma área da tua vida. Só tu te poderás observar e sentir dentro de que limites pessoais és capaz de edificar e sustentar essa mudança.

As peças do jogo são tuas. A decisão sobre o que queres construir também é. 

Em presença, usa a tua sabedoria e intuição.   

Feliz e transformadora lua cheia em escorpião!

Até já, no Lugar Lunar!


Daniela Toscano    

Comentários