Avançar para o conteúdo principal

Lua Cheia em Virgem - Qual é o meu serviço sagrado?


No início de setembro de 2021, tivemos a Lua Nova em Virgem. Iniciou-se um ciclo lunar de 6 meses que culmina hoje com a lua cheia no mesmo signo.

Que começaste tu em setembro de 2021 que podes ver agora com outra clareza e consciência?

Na lua cheia tudo se ilumina, a vida traz-nos outra capacidade para ver aquilo que no passado ainda não era claro. Virgem é o signo associado à organização, limpeza, purificação e lapidação. É ainda o signo que nos conecta com o nosso serviço individual e sagrado. O que sinto que faço no meu dia a dia para contribuir para a organização do coletivo, para a missão e o sonho partilhado por todos, pela Humanidade?

Virgem remete-nos para esta consciência de limpar o excesso, o desnecessário. Imagina-te uma escultora frente a um bloco de pedra, em bruto. Visualiza que podes ir retirando cada pedaço e lasca desse bloco à medida que o vais transformando numa bela e definida forma. Aquela que esculpe, lapida e aperfeiçoa a forma é Virgem, o nosso lado metódico, organizado, prático e detalhista. 

Virgem é aquela parte nossa que pergunta, como posso servir os outros? Lembrando que o serviço ao próximo começa com a capacidade e a vontade para nos servirmos a nós mesmas e às nossas necessidades. Uma vontade para nos esculpirmos e lapidarmos, deixando ir tudo alquilo que é excessivo e que atrapalha neste momento...

  • O que estás a consumir em excesso? - Informação, comida, relações tóxicas, demasiado trabalho, rotinas sobrecarregadas, hábitos pouco saudáveis...
  • O que precisas limpar e purificar em ti para que haja lugar e disponibilidade (e compromisso) para teres uma rotina saudável?
  • Quantas vezes queres ir ao encontro das necessidades dos demais para não olhares para o que tu realmente precisas e para os teus vazios internos?

Esta lua cheia é também sobre a importância de acendermos a nossa fogueira interna (aquela que nos aquece e nutre por dentro) e sermos sábias guardiãs desse fogo sagrado. Permite que nessa fogueira ardam e se transformem todas as coisas que só te estão a trazer confusão e ansiedade. Visualiza-te a entregares a esse fogo tudo aquilo que queres limpar e purificar em ti.

A limpeza de que Virgem fala pode ser física mas também espiritual. Sendo o oposto complementar do signo de Peixes, Virgem lembra-nos do lado prático da espiritualidade, do rezo de todos os dias, da nutrição do divino na vida do quotidiano. Então, procura não te perder ou evadir nestes tempos tão confusos, violentos e dispersos... Fica vigilante e não permitas que a ansiedade do mundo se instale no teu coração. Procura fazer o movimento inverso e enviar para o mundo aquilo que sentes que é o mais necessário - paz, diplomacia, cooperação, harmonia.

O caos que vivemos é apenas uma ordem para a qual ainda não temos explicação. Virgem é o signo com a energia perfeita para nos ajudar a, passo a passo, ordenar o mundo e os corações dos homens, começando pelo nosso próprio coração. Usando a chama da nossa fogueira interna para nutrir e iluminar a nossa ação diária, em consciência, dia a após dia. 

Feliz e iluminada Lua Cheia!

Até já, no Lugar Lunar!


Daniela Toscano    

Comentários