Avançar para o conteúdo principal

Lua Cheia - Iluminar o Inconsciente


Sempre me fascinou observar o movimento da lua no céu. Lembro-me de ser pequenina e de ir sentada no banco de trás do carro dos meus pais, colada à janela, vendo como a lua nos acompanhava lá bem no alto e parecia viajar connosco.

Este fascínio continua até aos dias de hoje e impressiona-me, em particular, as noites em que a lua fica totalmente cheia e redonda, recebendo a luz do sol.

A lua não brilha com luz própria e por isso vamos observando como evolui ao longo de cada fase, brilhando cada vez mais até ficar cheia e reduzindo as suas partes iluminadas até ficar completamente escura e deixar de ser visível desde a terra.

Um mês lunar tem início no dia de lua nova e decorre durante aproximadamente 29 dias, até à lua nova seguinte. A meio desse período, observamos a lua cheia.

Na astrologia, à medida que a lua se vai movimentando no céu ela vai passando pelos vários signos do zodíaco. Por isso dizemos que a lua nova estava em capricórnio no passado dia 2 de janeiro (de 2022) e que vai estar cheia, em caranguejo, no próximo dia 17 deste mesmo mês.

Neste artigo quero falar-te um pouco sobre a importância da fase de lua cheia na nossa vida.

Para isso, necessito de começar por esclarecer o que se entende por ciclo lunar (diferente de mês lunar, que expliquei acima). Um ciclo lunar é um período de cerca de 6 meses que decorre desde o dia de lua nova, num determinado signo, até ao dia de lua cheia nesse mesmo signo.

Ou seja, o ciclo lunar de capricórnio decorre desde o dia 2 de janeiro deste ano, até ao dia 13 de julho de 2022, dia em que a lua estará cheia também no signo de capricórnio. Isto significa que o dia 13 de julho corresponderá a um culminar, a um ponto de máxima luz, para o ciclo que foi iniciado no dia 2 de janeiro. Faz sentido?

Vou procurar ‘trocar por miúdos’.

Sempre que uma lua nova ocorre no céu, psicológica e energeticamente estamos a iniciar um novo ciclo (para além de começarmos um novo mês lunar). Podemos também estar a iniciar algo, concretamente, na prática. Por isso se diz que esse dia e os dias imediatamente a seguir são propícios para começar coisas, decretar objetivos e intenções para a nossa vida. Há uma energia de início disponível, pois a lua e o sol encontram-se no mesmo ponto matemático no céu e iniciam um novo ciclo.

Estar consciente desse início é maravilhoso pois, dessa forma, ao seguirmos os ciclos da lua, vamos podendo avaliar como estamos a progredir nas nossas metas e caminho de evolução pessoal.

De que forma?


Quando uma lua cheia acontece no céu, esse é o momento para nos recordarmos de onde estávamos – física, psicológica e emocionalmente – seis meses antes, e fazer uma avaliação de como estamos agora relativamente aos temas que nos encontrávamos a iniciar naquele momento. Pois, regressando atrás no tempo, há seis meses, acontecia a lua nova, no mesmo signo do zodíaco, onde agora acontece a lua cheia.

Assim, pensando na próxima lua cheia – que será no dia 17 de janeiro, em caranguejo – sugiro-te que te recordes do que estavas a iniciar em julho de 2021:

- Seria um novo projeto?

- Estarias a dar-te conta de uma nova tomada de consciência?

- Lembras-te de algum desejo que tiveste nessa altura?

- Estavas a planear algo ou focada em determinado sonho que tens para ti?

O que estavas ‘a começar’ nessa altura? Olha para o verbo ‘começar’ como o movimento associado a qualquer questão que tenha representado um (ou vários) início(s) na tua vida naquele momento.

No meu caso, estava a ganhar uma consciência muito nova relativamente à forma como quero construir relações românticas e isso foi um início muito importante para mim.

E tu, o que estavas a começar que podes agora voltar a observar com mais clareza, com maior luz (consciência)? Este é o poder da lua cheia na nossa vida. Representa o momento de iluminar algum tema, de trazer consciência (sol) ao inconsciente (lua) pois é isso que também acontece no céu – o sol ilumina a lua na sua totalidade, quando ela passa pelo mesmo signo onde se encontrava na fase de lua nova. Então este é o momento em que estão disponíveis (energeticamente) as condições para acrescentar alguma informação decorrente de tomadas de consciência relativamente ao tema que identificaste.

É fascinante, não é?

Convido-te a tirar alguns minutos para ti, no próximo período de lua cheia, e a realizares a reflexão que te proponho neste artigo. Se fizer sentido, escreve sobre as tuas tomadas de consciência. Desta forma começarás a viver os ciclos da lua com muito mais presença e a usá-los de maneira construtiva para ires avançando no teu caminho de desenvolvimento pessoal e crescimento interior.

Desejo-te uma feliz lua cheia, plena de luz e consciência!

Até já, aqui, no Lugar Lunar!

Daniela Toscano

Comentários