Avançar para o conteúdo principal

Lua cheia em Gémeos - o equilíbrio entre a palavra e o silêncio




A última lua cheia do ano de 2021 acontece no dia 19 de dezembro.

Sempre que falamos de uma lua cheia, em astrologia, podemos imaginar o sol em frente à lua, numa oposição. Desde a Terra, vemos como a lua fica iluminada, recebendo a luz do astro rei.

Desta forma, também podemos ver que temas que digam respeito às nossas emoções, ao nosso inconsciente ou ao nosso passado (assuntos regidos pela lua) também ganham luz e tomamos consciência de algo que até esse momento não era percetível.

Para cada pessoa a influência dos movimentos lunares é diferente e depende da configuração da sua carta astral. Mas, mesmo não sabendo nada de astrologia ou sem conhecer o nosso mapa astral, há reflexões gerais que todos/as podemos fazer sob a influência da lua transitando por determinado signo do zodíaco.

A próxima lua cheia dá-se no signo de gémeos. Importa lembrar que cada signo está associado a determinados temas e manifesta-se num tipo de energia. A ideia não é pensar nas pessoas que são do signo gémeos para o definir - podemos fazê-lo mas é importante sabermos que isso é muito redutor, pois cada um de nós é muito mais do que o seu signo solar, que é aquele que normalmente conhecemos.

Então, antes de associarmos o signo de gémeos a alguém que conhecemos, vamos pensar nele como um modelo que personifica algumas características pessoais. Podemos descrever gémeos como o signo que nos fala sobre a mente e os processos mentais. Está muito relacionado com a informação - a que recebemos e a que transmitimos. Gémeos remete para a forma como comunicamos e como interagimos com o ambiente ao nosso redor. É um signo social e sociável, com curiosidade e gosto por aprender coisas novas. Gémeos nutre interesse por diferentes temas, é dotado de inteligência e é um buscador nato de informação.

Quando a lua, na sua fase cheia, passa pelo signo de gémeos; tendo em conta a energia este signo, podemos dar-nos conta de que há temas relacionados com a comunicação e a informação, com as relações próximas ou o ambiente ao nosso redor que podem pedir a nossa atenção.

De que forma?

Chamei a este texto "o equilíbrio entre a palavra e o silêncio" porque sinto que este é o principal tema que esta lua cheia nos traz. Nos últimos tempos temos sido confrontados com muita informação e é possível que já tenhas dado por ti a questionar-te várias vezes sobre a utilidade e a influência dessa informação na tua vida.

As nossas relações voltaram a sentir o impacto de novas dinâmicas e fomos relembrados dos cuidados e limitações para interagir com o ambiente que nos é próximo.

Ao se iluminar totalmente no signo de gémeos, a lua traz-nos um convite a tornar consciente certos processos internos. Vou deixar-te algumas questões às quais podes responder para trazeres mais luz e entendimento aos temas de gémeos:
  • Como tens recebido a informação que nos tem sido entregue nos últimos meses?
  • Procuras ir mais fundo em cada tema, questionando e ampliando o teu conhecimento? 
  • O que tens tomado para ti como sendo a verdade e como falas sobre isso com outras pessoas?
  • Quando alguém te apresenta uma posição contrária à tua, como recebes essa informação?
  • Buscas mais vezes a concórdia ou afastas todo o tipo de opinião diferente da tua?
  • Como deixas que toda a informação disponível afete a dinâmica das tuas relações mais próximas?
  • Quando observas a tua mente, vês tranquilidade ou agitação?
Não há respostas certas para estas questões. São apenas uma proposta de reflexão para iluminar este momento da nossa vida. Gémeos traz esta consciência aos processos mentais e à forma como usamos a informação. Por vezes, a informação disponível e mais difundida, trata de dividir e promover a discórdia, afetando a qualidade das nossas relações.

Cabe a cada um/a de nós decidir em consciência que tipo de discurso quer ter. Para e de que forma quero usar a minha voz e a minha habilidade para comunicar? Que tipo de energia e sensações gostaria que estivessem presentes na dinâmica diária das minhas relações e como posso criá-las?

Talvez o que esta lua nos pede seja este equilíbrio entre falar sem dogmas e escutar os outros. Observa as tuas conversas e interações em canais de comunicação como as redes sociais. O que vês? O que escreves? Que tipo de energia imprimes à tua comunicação?

Quando observas a forma como as outras pessoas falam contigo, de que te apercebes?
Se vires medo, por exemplo, o que gostarias de devolver nessa conversa? Talvez possas responder com confiança e serenidade. Se observares luta, divisão e discórdia, poderás entregar comunhão, compreensão e compaixão nas tuas palavras ou sugerires uma reflexão menos superficial e mais profunda.

E podes ainda escolher ficar em silêncio, observar e escutar atentamente. Usar o olhar curioso e atento de gémeos para ampliares a tua forma de ver o mundo, compreendendo desde um lugar mais elevado que existe um sentido para o que está a acontecer e que uma nova realidade está a ser criada. Talvez precisemos de confiar em algo que ainda não vemos (lembrando a fé de sagitário, que é o signo onde aconteceu a lua nova no passado dia 4 de dezembro, e que nos acompanha neste mês lunar).

Sugiro que escolhas em consciência a forma como queres integrar esta energia de gémeos no teu dia-a-dia. Procura acalmar a mente, selecionar com critério as tuas palavras e usar o silêncio em benefício de todos.

Feliz e iluminada Lua Cheia para ti!

Daniela Toscano

Comentários