Avançar para o conteúdo principal

Astrologia, lua e vida quotidiana


Entendo a astrologia como uma linguagem sagrada que nos ajuda a tomar consciência de quem somos e como nos apresentamos perante a vida.

Como todas as linguagens, necessita de ser compreendida para ser utilizada na prática. Há medida que vou aprofundando o meu estudo em astrologia, apercebo-me da grande complexidade desta área de conhecimento. Essa complexidade desafia-me e cativa-me ao mesmo tempo!

Uma das leis universais que melhor me ajuda a explicar a utilidade da astrologia é a lei da correspondência:
O que está em cima é como o que está em baixo. O que está dentro é como o que está fora.

Como assim?

Costumo dizer que no céu estão as representações dos signos do zodíaco, os planetas e outros astros. Cada um destes elementos detém determinadas características e significados. Gosto de olhar para os signos como formas de energia (por exemplo a caranguejo associa-se nutrição, o passado ou o lar e a capricórnio, a estrutura ou a disciplina) e para os planetas como elementos da nossa personalidade e comportamento (de uma forma simples, o planeta mercúrio remete para a nossa habilidade de comunicar, marte diz respeito à ação e iniciativa, etc...).

Todos estes elementos para além de tomarem os seus lugares nos céus, fazem também parte das nossas representações internas. Um exemplo prático disso é a nossa carta astral de nascimento.

A carta astral nada mais é do que uma "fotografia" do céu, captada a partir da terra, no momento em que cada um/a de nós nasceu. Então todas as energias que se apresentavam naquele momento no céu (através do posicionamento dos astros em cada signo), formam assim parte da nossa identidade individual, na terra. - O que está em cima é como o que está em baixo. O que está dentro é como o que está fora.

A nossa carta astral nunca muda, ela é uma espécie de cartão de identidade pessoal que contém informação sobre: a nossa personalidade, possíveis padrões de comportamento, caminho de desenvolvimento pessoal, etc... Mas os astros no céu continuam o seu movimento cíclico e esse movimento continua a ter influência sobre a terra e, consequentemente, sobre cada um/a de nós. 

É a esse movimento e a essa influência que chamamos trânsitos. Para ajudar a perceber como nos influenciam, podemos pensar na visualização do boletim meteorológico 😊

Ao observarmos os astros em cada momento, vamos compreender quais as energias e influências disponíveis - no céu. Ao estarmos conscientes dessa informação, podemos tê-la em conta para organizarmos a nossa vida na terra.

Da mesma forma como não estendemos a roupa acabada de sair da máquina, na rua, num dia em que sabemos que vai chover; também não iremos, por exemplo, começar um projeto novo quando a energia disponível no céu é mais favorável a fechos e conclusões. Ou perante o famoso "mercúrio retrógrado" sabemos que nos ajuda prestar mais atenção à forma como comunicamos porque o espaço para mal entendidos está energeticamente ampliado.

Perante estes exemplo simples, vemos como a astrologia nos pode orientar na criação e manifestação daquilo que desejamos para a nossa vida com uma consciência diferente e aproveitando da melhor forma a energia disponível em cada momento.

É também sob esta premissa que podemos apoiar-nos nos ciclos da lua para intencionarmos os nossos desejos, no momento de lua nova, ou cuidarmos de rever, mudar ou celebrar as nossas metas quando a lua cheia brilha no céu.

A lua é um astro rápido. Em apenas um mês lunar, ela passa por todos os signos do zodíaco e por todas as casas na nossa carta astral. A sua passagem vai ativando diferentes áreas da nossa vida representadas na carta astral. 

Quando detemos este conhecimento, estamos em condições de analisar com detalhe como estamos a alimentar aquela área da nossa vida. Desta forma, escolhemos em consciência: o que queremos criar, o que pretendemos deixar ir e como vamos cuidar de manifestar os nossos desejos e sonhos nessa área.

Em cada lua nova, ativa-se uma área diferente na nossa carta astral e há um potencial de início de algo novo. Então todos/as podemos aproveitar essa energia disponível para a manifestação dos nossos desejos e intenções!

É ou não é fascinante? 😉


Se quiseres ir acompanhando mais sobre os movimentos da lua e a influência das energias disponíveis, convido-te a seguires o Lugar Lunar nas redes sociais:

Instagram: www.instagram.com/lugarlunar/

Facebook: www.facebook.com/lugarlunar

Daniela Toscano



Comentários